Fermentare Escola de Fermentação

A Fermentare – Escola de Fermentação foi criada para atender e dar suporte ao despertar da consciência de uma alimentação mais saudável. Muita gente investe hoje prazerosamente tempo e disposição para (re)aprender e praticar o ato de cozinhar, seja para si próprio, seja para quem está próximo, numa prática que traz alento e cuidado, indistinguível do que chamamos de amor.

Temos como missão fazer o resgate de maneiras antigas de cozinhar e conservar alimentos. Ações que os tornam mais digestivos, probióticos, repletos de enzimas e vitaminas, além daquelas originalmente presentes nos alimentos.

Como se fazia bolo e pão antes do fermento químico e do “biológico”? Existe alguma maneira de fazer um refrigerante naturalmente gaseificado, a partir de suco de frutas? Vegetais em conserva sem vinagre? E o vinagre, de onde vem?

Encontramos facilmente alimentos ultraprocessados onde quer que estejamos. A oferta (e assédio) são desproporcionais e injustos principalmente com os nossos pequenos. Além disso, somos constantemente bombardeados com informações desencontradas sobre novas dietas que irão resolver todos nossos problemas. Qual seria a correta? Como diz o Dr. Dráuzio Varela, na dúvida, deveríamos nos alimentar como nossas avós faziam! Comida que alimenta, que não leva aditivos químicos desnecessários, muitos deles tóxicos.

Poderíamos aqui listar as diversas propriedades probióticas e nutracêuticas dos alimentos fermentados, porém o mais importante é que eles são gostosos! E é também isso que nos leva a querer divulgar essa arte.

Entendemos que você deve comer fermentados por que é saboroso, não por obrigação ou modismo. Nossa linha de estudo, pesquisa e ensino afasta-se do mainstream de “comida como remédio”, e se aproxima da ideia de que a comida verdadeira traz bem estar, alegria e felicidade. Comida tem que ser boa, cozinhar pode ser um ato sobretudo agregador e prazeroso. Este é o objetivo da nossa iniciativa.

Depois de muitos anos de estudos e pesquisa nos sentimos preparados e prontos para compartilhar nossos aprendizados de maneira simples e direta, para quem deseja escolher uma vida mais saudável, crítica e principalmente desalienada no que se refere a um dos processos vitais do nosso dia-a-dia: cozinhar e comer.

Professores

Fernando Goldenstein Carvalhaes

Bacharel em física e mestre em biofísica (ambos pela USP), lecionou física, epistemologia da ciência e metodologia de pesquisa em escolas e universidades e trabalhou também no mundo corporativo antes de fundar a Companhia dos Fermentados, uma indústria de Comidas e Bebidas que faz o resgate de técnicas antigas de produção de alimentos de forma artesanal e natural. É fundador e professor da Escola Fermentare, que conta com mais de 18 cursos sobre os mais variados assuntos relacionados com o tema e ministra cursos por todo o Brasil, tendo sido contratado pela EMBRAPA, SEBRAE,  SESC, SENAC, USP, escolas, restaurantes, indústrias e outras Faculdades e Universidades que possuem cursos de gastronomia nutrição e afins, além da própria Escola Fermentare, São Paulo. É autor dos livros “Fermentação à Brasileira” que apresenta as mais diversas técnicas de fermentação (e fermentados) aplicado a ingredientes brasileiros e “Açúcar, Álcool e Vinagre – uma celebração da arte da fermentação”.

Leonardo Andrade

Especialista em técnicas de fermentações rudimentares, trabalhou durante 10 anos com tecnologia até decidir mudar de vida e se dedicar ao resgate das técnicas antigas de conservação e transformação dos alimentos através da fermentação. Nos últimos 6 anos fundou a Companhia dos Fermentados (indústria de bebidas não convencionais fermentadas), a Fermentare Escola de Fermentação (espaço para aulas, cursos e palestras de fermentação) e a ABKOM – Associação Brasileira de Kombucha.

É um dos autores da Instrução Normativa 41 de set/2019 (MAPA) onde estabelece os padrões de identidade e qualidade do kombucha (PIQ), autor do livro “Fermentação à Brasileira” (Editora Melhoramentos) e desenvolvedor da plataforma FermentaWeb, software online para gestão e controle de fermentações selvagens.

Para quem ensinamos

  • Mais de 4.000 alunos nos últimos 3 anos
  • Lab Maní
  • Senac Campos do Jordão | Senac Aclimação
  • Escola Wilma Kövesi de Cozinha
  • Instituto Brasil a Gosto
  • N.O.S Escola – RJ
  • Rede SESC | Rede Sebrae – Brasil
  • UFLA | USP | Anhembi Morumbi
Como são as aulas

Nossas aulas têm duração variada, em função da complexidade de cada tema e são divididas em duas etapas: teória e prática.

Na etapa inicial os alunos têm contato com aspectos da história da alimentação, a importância das diferentes técnicas de fermentação e sua relevância no processo civilizatório da humanidade. Dependendo do conhecimento da turma e do tema da aula, discorreremos com maior ou menor aprofundamento sobre como ocorre a fermentação no âmbito da bioquímica, no intuito de possibilitar melhor compreensão das receitas, procedimentos e processos, e com isso, mais autonomia na cozinha, nas escolhas e produção de seus fermentados.

Na etapa prática, os participantes são convidados a “botar a mão na massa” e produzir suas próprias receitas e conservas. As receitas e orientações serão cuidadosamente orientadas para serem finalizadas em casa e as tecnicas aprendidas podem ser adaptadas para uma infinidade de formulações autorais.

Todas as aulas contam com apoio de material impresso com informações para que cada participante consolide o aprendizado e dê prosseguimento autônomo à produção caseira.

Cada aluno levará para casa pelo menos um pote, garrafa ou produto que tenha sido desenvolvido durante a oficina.

Até 25 alunos por aula

Atenção para todos aprenderem e tirarem suas dúvidas.

Material Complementar

Todas as aulas contam com material impresso.

Assistência Pós Aula

Tiramos dúvidas por telefone, e-mail e WhatsApp até o aluno ter sucesso na produção caseira.

Ricas Degustações

Em nossas aulas você irá provar o assunto da aula e outros fermentados.