A Fermentare – Escola de Fermentação foi criada para atender e dar suporte ao despertar da consciência de uma alimentação mais saudável. Muita gente investe hoje prazerosamente tempo e disposição para (re)aprender e praticar o ato de cozinhar, seja para si próprio, seja para quem está próximo, numa prática que traz alento e cuidado, indistinguível do que chamamos de amor.
Temos como missão fazer o resgate de maneiras antigas de cozinhar e conservar alimentos. Ações que os tornam mais digestivos, probióticos, repletos de enzimas e vitaminas, além daquelas originalmente presentes nos alimentos.
Como se fazia bolo e pão antes do fermento químico e do “biológico”? Existe alguma maneira de fazer um refrigerante naturalmente gaseificado, a partir de suco de frutas? Vegetais em conserva sem vinagre? E o vinagre, de onde vem?
Encontramos facilmente alimentos ultraprocessados onde quer que estejamos. A oferta (e assédio) são desproporcionais e injustos principalmente com os nossos pequenos. Além disso, somos constantemente bombardeados com informações desencontradas sobre novas dietas que irão resolver todos nossos problemas. Qual seria a correta? Como diz o Dr. Dráuzio Varela, na dúvida, deveríamos nos alimentar como nossas avós faziam! Comida que alimenta, que não leva aditivos químicos desnecessários, muitos deles tóxicos.
Poderíamos aqui listar as diversas propriedades probióticas e nutracêuticas dos alimentos fermentados, porém o mais importante é que eles são gostosos! E é também isso que nos leva a querer divulgar essa arte.