Sidras tropicais

AULA PRESENCIAL
14/SET - 09h às 13h

Já pensou em fazer sua própria sidra e espumantes de outras frutas além da uva e da maçã?

Preparamos esse curso para quem quer fermentar a criatividade e fazer seus próprios fermentados alcoólicos de frutas, seja ela qual for: banana, jabuticaba, carambola, pêra, pêssego e o que estiver em época. Vamos ensinar como transformar qualquer mosto de frutas em uma deliciosa sidra frisante.

Passaremos por toda a técnica na aula e cada aluno levará um pote de fermentação próprio para fermentação com selo d´água (airlock) cujo processo será demonstrado em aule e os alunos irão terminar em casa.

Saber fazer a própria bebida é um passo importante de emancipação política, além de ser extremamente gratificante, para quem segue a trilha da autossuficiência e (re)conhecimento das formas de produção dos alimentos.


PROGRAMAÇÃO

Introdução à fermentação

Iremos discorrer sobre as transformações em nossa alimentação e qualidade de vida desde os primórdios da agricultura até o mundo contemporâneo.

Faremos uma explanação sobre o que é fermentação (bioquimicamente e na gastronomia) e sua importância no desenvolvimento da civilização.

Discutiremos a quebra de paradigma que está ocorrendo na medicina, biologia, nutrição e outras áreas da saúde no que diz respeito ao entendimento de nosso corpo como um ecossistema complexo habitado por diversos microrganismos.


Sidras tropicais e espumantes

Iremos explicar passo a passo:
– Escolha das frutas
– Utilização de especiarias
– Tipos de levedura
– Fermentação selvagem
– Fervura, temperaturas de pasteurização e filtragem do mosto
– Resfriamento do mosto
– Inoculação das leveduras
– Trasfegas
– Envase
– Envelhecimento
– Boas práticas de higiene e sanitização


Demonstração prática

Após as explicações, iremos distribuir os potes de fermentação e iniciar a demonstração do preparo do mosto que será fermentado e claro, será aberta a degustação de sidras.

Todos irão levar para casa um pote de fermentação de 3 litros com selo d´água (airlock) e fermento de sidra para finalizar em casa.


Finalização

Iremos retomar os próximos passos da fermentação que irá acontecer em casa e os próximos passos de envase. Em seguida, abrir para dúvidas.


Cada aluno levará para casa ao final do dia 01 pote de 3 litros com airlock + fermento pronto para fazer sidra em casa e guia ilustrado impresso.