Shoyu artesanal

Os japoneses são grandes mestres da arte da fermentar e transformar os alimentos através da fermentação. Desenvolveram, ao longo dos últimos milênios, conservas de hortaliças (Tsukemonos), Umeboshi, Katsuboshi, Nukazuke, de bebidas (sakê, amazake…) e são os verdadeiros mestres da transformação da soja, esta leguminosa que é tóxica quando crua, mas que se transforma de maneira surpreendente ao passar por processos fermentativos, tornando-se mais palatável, nutritiva e perdendo sua toxidade. É o caso do shoyu e natô, por exemplo.

O shoyu é uma das transformações pelas quais passa a soja, de modo a se tornar um líquido rico de aroma e sabor (uma explosão de umami). É utilizado em boa parte da culinária japonesa e encontramos facilmente nos supermercados. Porém, saber fazer o seu próprio shoyu e escolher os melhores ingredientes, controlando a salinidade, tempo e temperatura para dirigir o processo e alcançar o resultado desejado é o objetivo desta aula especial. Além da rica explicação teórica com guia impresso, todos irão produzir seu próprio shoyu e levar para casa para acompanhar a fermentação e consumir.

Temos a honra de convidar para esta aula o Sensei Renato Akira Honma, químico, mestre em tecnologia de fermentação pela USP, com toda a carreira voltada à microbiologia e a fermentação, sendo os 20 últimos anos na área de fermentação de produtos japoneses.

Ele é apaixonado em estudar o que esses minúsculos seres podem fazer aos alimentos através da fermentação e na aula ele ensinará dicas importantes para a elaboração do shoyu e como mudar o sabor através de variações na receita básica.


PROGRAMAÇÃO

Introdução à fermentação

Faremos uma explanação sobre o que é fermentação (no âmbito da bioquimica e da gastronomia), os organismos presentes, como controlar o ambiente e seu papel e importância no desenvolvimento da civilização.


Degustação

Em seguida, iremos degustar alguns shoyus com algumas aplicações em receitas, de conservas a sopas.


Shoyu

Iremos explicar sobre:
– Origem
– O que é o koji e shoyu
– Classificação shoyu
– Processo de elaboração artesanal do koji e shoyu
– Dicas importantes de cada etapa de elaboração
– Prazo de validade
– Usos


Atividade prática

Após a teoria faremos a preparação de uma receita básica de shoyu.

Cada participante irá levar para casa um pote com shoyu produzido pela turma durante a aula para acompanhar a fermentação.


Finalização

Resumo sobre a aula e dúvidas.


Cada aluno levará para casa ao final do dia 01 pote com shoyu fermentando para acompanhar e finalizar em casa + guia ilustrado impresso.

Outubro 2019
R$220,00

Dia: 19/10/2019

Horário: 15h às 19h

Local: Escola Fermentare

ALTERAÇÕES DE PARTICIPANTE:
- No dia do curso outra pessoa poderá assistir a aula no lugar do aluno matriculado desde que seja avisado por e-mail com antecedência de 1 dia útil.
- Um curso pode ser trocado por outro, havendo pagamento adicional do valor da inscrição (se houver) desde que seja avisado por e-mail com antecedência de no mínimo 72 horas do curso original.

REMARCAÇÃO DE INSCRIÇÃO:
- O aluno poderá remarcar no máximo 1x (uma vez) sua participação em aula do mesmo assunto em outra data (no período de 6 meses a partir da matrícula), desde que seja avisado por e-mail com mínimo 72 horas de antecedência ao curso.

CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO:
- Até 72 horas de antecedência ao curso, devolução de 100% do valor pago.
- Até 48 horas de antecedência ao curso, devolução de 30% do valor pago.
- Até 24 horas de antecedência ao curso ou não comparecimento, não há devolução do valor pago.

CANCELAMENTO DO CURSO PELA ESCOLA:
A Escola Fermentare poderá alterar ou cancelar a execução do curso em casos de:
- Não atingir quorum mínimo de 10 alunos
- Casos fortuito e/ou força maior

Caso o curso seja cancelado, a Escola Fermentare entrará em contato com os alunos com pelo menos 72 horas do evento oferecendo:
- Reembolso integral do valor pago
- Remarcação do curso
- Alteração de curso

Fotos do Curso
Detalhes
  • Modalidade
    Modalidade
    Aula presencial prática
  • Máximo de alunos por turma
    Máximo de alunos por turma
    20
  • Endereço
    Av. Diogenes Ribeiro de Lima, 1132, Alto de Pinheiros, São Paulo, SP
  • Telefone
    (11) 3892 2157
Dúvidas? Nos escreva!