
Os japoneses são grandes mestres da arte da fermentar e transformar os alimentos através da fermentação. Desenvolveram, ao longo dos últimos milênios, conservas de hortaliças em vinagre (tsukemonos), ameixas salgadas (umeboshi), carne de peixe fermentada (katsuboshi), vegetais enterrados em farelo de casca de arroz (nukazuke), diversas bebidas (sakê, amazake), entre outros. São também verdadeiros mestres da transformação do arroz através do uso de bolores.
Temos a honra de convidar para esta aula o Sensei Renato Akira Honma, químico, mestre em tecnologia de fermentação pela USP, com toda a carreira voltada à microbiologia e a fermentação, sendo os 20 últimos anos na área de fermentação de produtos japoneses.
Ele é apaixonado em estudar o que esses minúsculos seres podem fazer aos alimentos através da fermentação e na aula ele ensinará dicas importantes para a elaboração do missô e como mudar o sabor através de variações na receita básica.
PROGRAMAÇÃO
Introdução à fermentação
Faremos uma explanação sobre o que é fermentação (no âmbito da bioquímica e da gastronomia), organismos presentes, como controlar o ambiente e seu papel e importância no desenvolvimento da civilização.
Degustação
Em seguida, iremos degustar sakes
Sake
Iremos explicar sobre:
– Origem
– O que é o sake
– Classificação de sake
– Processo de elaboração artesanal do koji e sake
– Dicas importantes de cada etapa de elaboração
– Prazo de validade
– Usos
Atividade prática
Após a teoria faremos a preparação de uma receita básica de sake.
Cada participante irá levar para casa um pote com sake produzido pela turma durante a aula para acompanhar a fermentação.
Finalização
Resumo sobre a aula e dúvidas.