Curso de kombucha – 05/05/18

Só se fala em kombucha! De diversos gostos, sabores, chás e infusões, essa bebida natural gostosa e elegante pode ser feita em casa. Esta técnica de conservação através da fermentação tem mais de 2000 anos de registro escrito e a partir de uma única colônia é possível perpetuar indefinidamente a produção, presentear amigos e trazer mais saúde ao dia-a-dia. Para tanto, basta ter alguns cuidados e seguir recomendações de boas práticas.

Trazendo toda a experiência do dia a dia da produção de kombucha da Companhia dos Fermentados, montamos esse curso para compartilhar nossos acertos e erros com quem já faz e principalmente ensinar do zero para quem nunca fez.

Falaremos dos cuidados com o SCOBY, os dois tipos de fermentação diferente, xaropes, saborização, envase, sanitização, e muito mais! Iremos também provar sabores exclusivos e várias combinações possíveis a serem feitas.

Discorreremos sobre a mudança em nossa alimentação e qualidade de vida desde os primórdios da agricultura até o mundo contemporâneo.

Faremos uma explanação sobre o que é fermentação (no âmbito da bioquimica e da gastronomia) e seu papel e importância no desenvolvimento da civilização.

Discutiremos a quebra de paradigma que está ocorrendo na medicina, biologia, nutrição e outras áreas da saúde no que diz respeito ao entendimento de nosso corpo como um ecossistema complexo habitado por diversos microrganismos.
Em seguida, iremos degustar kombuchas diferentes acompanhado de conservas láticas e outros fermentados escolhidos no dia.
Iremos explicar sobre:
- Origem
- Questões mercadológicas
- Questões legais
- Cuidados básicos
- Ferramentas para fazer em casa
- Insumos
- Primeira fermentação
- Segunda fermentação
- Saborização com frutas e especiarias
- Formação de álcool e gás
- Envase
Cada aluno ganhará uma colônia para começar a produção em casa.
Resumo sobre a aula e dúvidas.
Participação individual
R$200,00
Inscrever
- Guia de aula impresso
- Cultura de kombucha para começar a produção caseira
- Para cancelamentos em até 3 dias de antecedência ao curso, devolução de 100% do valor pago.
- Para cancelamentos em até 1 dia de antecedência ao curso, devolução de 30% do valor pago.
- Cancelamento no dia ou não comparecimento, não há devolução do valor pago.
Focamos nossas explicações no produtor caseiro, mas quem pensa em vender, antes de tudo precisa fazer para o consumo próprio, então é um bom começo.

Durante a aula daremos dicas de como fazemos no nosso processo industrial, mas dúvidas muito específicas não estão contempladas no conteúdo da aula.
Informações Adicionais